R.E.R.

O Rito Escocês Retificado (R.E.R.) é um rito maçônico, também conhecido como Rito de Willermoz, em alusão ao seu criador, Jean Baptiste Willermoz (Lyon,1730- Lyon,1824), que foi iniciado na maçonaria aos 20 anos de idade.

Jean Baptiste Willermoz era um bem sucedido comerciante de seda, de origem francesa, cristão católico praticante e estudioso do ocultismo, se tornou Venerável Mestre (Presidente) da sua Loja em Lyon dois anos após ter sido iniciado e foi um grande baluarte da maçonaria na França, tendo sido o principal expoente da reorganização e estruturação da maçonaria retificada no século XVIII.

O R.E.R. foi desenvolvido principalmente por Jean Baptiste Willermoz. Este célebre maçom de Lyon reformou o ramo francês da Estrita Observância Templária na Reunião Anual de Gaules em 1778, incorporando a ele elementos da Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Cohen do Universo e renunciando ao Legado dos Templários preconizado pela Estrita Observância Templária. Podemos considerar esta data como o nascimento do R.E.R.

Willermoz ao fundar o R.E.R. se inspira em diferentes sistemas iniciáticos existentes na época, a saber:
  • A Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Cohen do Universo de Martinès de Pasqually;
  • A  Estrita Observância Templaria, maçonaria cavalheiresca inicialmente estabelecida na  Alemanha em meados do século  XVIII  e que se espalhou dali para o resto da Europa;
  • O Escocismo Maçônico (os diferente graus superiores maçônicos cuja organização ainda não estava formalizada);
  • A maçonaria azul de três graus (aprendiz, companheiro e mestre) conforme praticada pela Maçonaria Francesa (GODF) naquela época e que se tornou o atual Rito Francês.
A evolução e transformação deste sistema durante as Reuniões Anuais de 1778 (Lyon) e de 1782  (Wilhelmsbad) levariam à criação oficial do Rito Escocês Retificado em 1782. Desde então, os rituais deste rito sofreu pouca ou nenhuma alteração, tendo seus originais preservados na Biblioteca de Lyon na França.

É um rito de essência cristã e cuja doutrina subjacente é o Tratado de Reintegração dos Seres de Martinès de Pasqually, tendo portanto certa similaridade com o Martinismo, haja visto que Luis Claude de Saint-Martin foi "irmão gêmeo" de Willermoz na Ordem dos Elus Cohen.

Como dito, o R.E.R. é essencialmente cristão, fundamentando seu simbolismo no Novo Testamento e na figura do Cristo, todavia sem qualquer referências dogmáticas, uma vez que a maçonaria não é uma religião, mas sim uma Escola filosófica, filantrópica, educativa e progressista que pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da constante investigação da verdade.  

Encontram-se lojas que praticam o R.E.R. na maior parte das potências francesas, bem como na  Suíça, na Bélgica, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Inglaterra, no Brasil, no Togo, nos  Estados Unidos e, de forma mista em Quebec.